ibem Nacional

Instituto Brasileiro de Estudos Monárquicos

Personalidades

Rei Dom João VI

Rei Dom João VI

Imperador D. Pedro I

Imperador Dom Pedro I

Imperador D.  Pedro II

Imperador Dom Pedro II

Imperatriz D. Theresa Cristina

Imperatriz Dona Theresa Christina

Princesa Isabel

Princesa Isabel - A Redentora

 

 

O IBEM Nacional

O Instituto Brasileiro de Estudos Monárquicos - IBEM Nacional, com sede em Brasília (DF), foi fundado em 1986 por um grupo de monarquistas, estudiosos e pesquisadores do Brasil Império com o propósito de contribuir com a derrubada da cláusula pétrea da Constituição Brasileira, que proibia a discursão da forma republicana de governo.

Posteriormente participou da campanha de apoio a Emenda Popular n° 051, a qual convocaria um Plebiscito para escolher o regime de governo adequado para o Brasil, entre república presidencial, república parlamentarista ou monarquia parlamentar. 

Em seguida promoveu através de palestras e divulgação na mídia das vantagens da Monarquia Parlarmentarista como forma e sistema de governo, sempre visando esclarecer e conscientizar a população por ocasião do plebiscito de 1993.

O Plebiscito programado para 7 de Setembro de 1993 foi  desonestamente antecipado para o dia 21 de abril de 1993 prejudicando o debate com a sociedade brasileira.

O IBEM Nacional se inspirou no IBEM "João Camillo de Oliveira Torres" do Rio de Janeiro e no então recém fundado IBEM-RS sediado em Porto Alegre.

(Em breve estaremos disponibilizando neste espaço um registro dos nomes dos fundadores, atuais diretores, estatutos, bem como um histórico da atuação do IBEM Nacional ao longo de seus anos de atividades em pról do resgate do Brasil)